Quando os japoneses inventam de criar animês sanguinários!
OBS: Esta atualização terá cenas fortes de animês de terror, então, prossiga com cautela e, se não gostar do gênero, termine de ler por aqui! Obrigado!
Se precisar, eu uso duas atualizações, embora isso quebre o ritmo de leitura (e eu não gosto). Não vou entrar no mérito histórico e tentar procurar o primeiro animê de terror lançado. Como a maioria dos animês são inspirados em mangás e os mangás, segundo meu estudo (que pode ser comprado aqui), são advindos de pergaminhos budistas, como o Chojugiga, então, histórias sobrenaturais e de terror são muito antigas na cultura japonesa. Quando tratamos de enredos de animês, esqueçam o arquétipo de heróis e vilões de histórias de ação. Aqui a coisa é totalmente diferente. Vamos a um resumo de alguns enredos que são facilmente achados em animês de terror.
1.0- Herói? Geralmente o protagonista de muitas séries é tão ruim quanto a ameaça que ele deve eliminar. Ah, e vampiros são sensação nesse quesito, pois temos aqui muitos exemplos: Hellsing, Blood (movie), Vampire Hunter D, Vampire Princess Miyu, Lenda Lunar Tsukihime e muitos outros. Apesar de serem tão violentos quanto os vilões, os protagonistas aqui terão momentos de dignidade que os diferirão das ameaças que eles enfrentam.
2.0- Se o vilão for o protagonista, raramente alguém sobreviverá. Não importa se ele é uma pessoa “normal”, isto é, sem poderes, ou se ele é um louco com poderes sobrenaturais, fatalmente teremos inúmeras mortes em decorrência da ação (o olhar do autor) estar voltada para ele. Vou polemizar e colocar aqui um vídeo de um personagem que eu considero um vilão, mas muitos consideram um herói.
3.0- Se o enredo estiver voltado para uma catástrofe, como uma horda de zumbies que se levanta contra uma cidade, ou um grupo de pessoas. Muitas vezes o enredo estará centrado em uma pessoa, ou grupo, que deve sobreviver a esta catástrofe. Muitos vão morrer até que, geralmente, só sobre uma pessoa e seu par romântico (às vezes nem isso).
4.0- Vingança! O roteiro pode estar centrado em um doido que quer uma vingança contra uma pessoa, ou toda uma cidade. Novamente, é alguém que foi acometido de alguma violência, no passado, e que regressara para se vingar. Não é bem um vilão, mas está longe de ser um herói também.
5.0- Investigadores! Sempre tem um desavisado que começa a investigar algum crime, ou evento sobrenatural, por conta própria e acaba por envolver a ele, e outras pessoas, em uma série de situações terríveis. O clímax é assistir como ele se sai das situações. Se ele fosse dormir, ao invés de sair por aí investigando, nada disso aconteceria.
Pois é, acabou o papel. Então, espero ter resumido direitinho uma grande parte de roteiros de animês de terror. Esta atualização foi dedicada ao lançamento de “The Walking Dead” em dvd e blu-ray.