Olá, pessoal! Nesse vídeo quero falar um pouco sobre os dialetos do Japão. Depois de assistir ao amor de Okinawa e de ver como traduziram as expressões e falas da Mona da série "Medaka Kuroiwa is impervious to my charms", decidi explicar um pouco mais sobre essas questões. Vamos lá? Me acompanham? O Japão é um país fascinante, não apenas por sua cultura rica e história milenar, mas também pela diversidade linguística que reflete a identidade de suas regiões. Estima-se que existam cerca de 15 dialetos principais , além de inúmeras variações regionais. Esses dialetos são agrupados em dois grandes clados: Oriental (incluindo Tóquio) e Ocidental (incluindo Quioto), com os dialetos de Kyūshū e das Ilhas Hachijō frequentemente considerados ramos adicionais. Além disso, as línguas ryukyuanas, faladas em Okinawa e nas ilhas mais ao sul, formam um ramo separado na família japônica. Por que existem tantos dialetos no Japão? A diversidade de dialetos no Japão tem raízes históricas e...
Essa semana, eu até consegui realizar um texto para hoje, mas resolvi excluir a postagem e substituir por esta rápida chamada. Até sábado, quando resolvi escrever este texto, o México estava enfrentando inúmeros abalos sísmicos. Eu nunca vi nada parecido e meu coração se encheu de angústia. Eu colaborei com a campanha abaixo e convoco a todos para ajudarem as vítimas deste desastre natural.
![]() |
Fonte: Global Giving |
Por intermédio da Global Giving, Britt Lake (USA) está arrecadando doações destinadas a suprir duas fases de ajuda humanitária. Na primeira fase, ajuda imediata com suprimentos, remédios e alimentos. Na segunda fase, apoio para a recuperação em um período de longa duração. Foi nesta campanha que contribuí. Contribua também clicando aqui.
Caso decida ajudar de outra forma, a BBC Brasil fez uma matéria listando como brasileiros estão se mobilizando para ajudar, além de testemunhos do acontecido, então, sugiro que deem uma olhada para ganhar inspiração do que fazer. Clique, leia e ajude!
A Unicef (clique) também está recolhendo doações!
A Unicef (clique) também está recolhendo doações!