Aproveitando a polêmica que lancei sobre a abertura de Dan Da Dan, venho indicar o canal Anime Ken Tv que, por sua vez, analisou a abertura. Ele é músico profissional e é especialista em guitarra! Se clicar e gostar do vídeo, se inscreva lá e faça-o crescer! E, de forma inesperada, um youtuber japonês fez um vídeo essa semana desabafando sobre a solidão no Japão. O vídeo mostra que a crise da masculinidade, veja texto de segunda-feira da semana passada, está afetando o Japão com muita força. Samurai Daddy é casado, com filho, e se sente sozinho e solitário, muito por conta da confusão de papéis que vivemos hoje em dia. É um relato que confirma e aprofunda o tema da crise. Assistam!
Shiki Oriori- O Sabor da Juventude
Este trabalho é uma antologia que une três diretores
diferentes: Haoling Li ("Shanghai Koi"), Jiaoshou Yi Xiaoxing
("Hidamari no Chōshoku") e Yoshitaka Takeuchi ("Chiisana Fashion
Show"), sob a tutela do estúdio CoMix Wave Films. Haoling Li também exerceu
o cargo de diretor chefe, isto é, ele coordenou o trabalho como um todo. Apesar
do crédito no pôster com referência ao mestre Shinkai- “Do Criador de Your Name”-
as únicas ligações do mestre Makoto com a obra em questão são o estúdio no qual
ele desenvolve suas obras (CoMix Wave Films) e Yoshitaka Takeuchi que é chefe
de CGI da maioria dos filmes do diretor. Nada mais. Colocá-lo no pôster e fazer
chamada como se ele possuísse responsabilidade sobre o enredo é de uma
enganação revoltante. A Netflix está
sendo decepcionante desde aquele Death Note nojento.
Sobre o trabalho em si, ele é de uma boa profundidade autoral
e nos deixa com diversos caminhos para uma análise. Há quem o analise pelo
aspecto do crescimento dos personagens, ou pelo seu aspecto familiar, mas eu
quero analisar por outro ângulo, para tentar aproximá-lo mais das verdadeiras
obras do mestre Makoto Shinkai. Nas obras do mestre Makoto, nós somos sempre
engolidos por uma sensação de solidão, pela ausência justificada do próximo,
pela força dos elementos da natureza. Por encontros e muitas despedidas. “O
Jardim das palavras” e “Your Name” são grandes exemplos destes detalhes
narrativos que impressionam nos enredos do Shinkai. A chuva que engole dois
personagens em um parque, enquanto eles parecem não se comunicar, enquanto seus
sentimentos se desenvolvem em uma falsa ausência de comunicabilidade. Falsa,
sim, pois a comunicação não verbal ocorre a todo momento no estilo detalhista
do diretor. Como em uma olhada rápida, de um jovem, no contorno delicado de um
pé de donzela que me lembrou imediatamente o livro “A Pata da Gazela” de José
de Alencar. As obras de Makoto Shinkai também são profundas no quesito de
encontros e desencontros e, muitas vezes, a depressão da despedida fala mais
alto do que a alegria de um reencontro, à exceção de “Your Name” que, ao quebrar
este paradigma o reforçou nas demais obras do autor.
Shiki Oriori se aproxima destas questões: encontros e despedidas,
solidão e introspecção. São homenagens a estes elementos sempre encontrados nas
obras do diretor japonês. As três histórias estão reunidas em torno de um sentimento
de separação, de despedida. Elas contam como a ausência pode alterar um destino
e como nossas vidas estão repletas de despedidas indesejadas. Mesmo na história
do meio, sobre a modelo, que pode parecer negar esta abordagem crítica, ela
possui suas despedidas e seus desencontros e reforça o sentimento de solidão,
de estar sozinho(a) sem um(a) companheiro(a). Todas as três obras abordam a
solidão e se interlaçam em uma cena pós-crédito.
E, como toda a homenagem, esta antologia não supera o
sentimento original que as obras do Makoto forçam em nossas almas. Eu brinco
dizendo que o mestre Makoto gosta de agarrar nossos corações com as mãos e
apertar bem forte com as palavras e cenas de seus enredos. Shiki Oriori tenta
copiar este estilo e, apesar de ter profundidade, não alcança a força das mãos
do Shinkai.
É uma obra consistente? Sim, mas é também uma tentativa de
homenagear a obra do diretor de “Your Name” e, infelizmente, sem ter o mesmo
sucesso da adaptação de elementos do enredo do Shinkai. Vale assistir? Sim,
pois possui uma estrutura consistente, uma animação de ótima qualidade e três
histórias interessantes e bem contadas.
Mais sobre a obra no link abaixo:
https://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=21127
Vale um 3,75 estrelas como homenagem do trabalho do diretor Shinkai e 4 estrelas se não considerarmos este fator!