Pular para o conteúdo principal

Anime Ken TV e Solidão

 Aproveitando a polêmica que lancei sobre a abertura de Dan Da Dan, venho indicar o canal Anime Ken Tv que, por sua vez, analisou a abertura. Ele é músico profissional e é especialista em guitarra! Se clicar e gostar do vídeo, se inscreva lá e faça-o crescer! E, de forma inesperada, um youtuber japonês fez um vídeo essa semana desabafando sobre a solidão no Japão. O vídeo mostra que a crise da masculinidade, veja texto de segunda-feira da semana passada, está afetando o Japão com muita força. Samurai Daddy é casado, com filho, e se sente sozinho e solitário, muito por conta da confusão de papéis que vivemos hoje em dia. É um relato que confirma e aprofunda o tema da crise. Assistam!

Black Fox!


Black Fox
 


A nova animação do estúdio 3Hz é um filme original para a televisão. O roteiro conta a história de Rikka, que foi treinada pelo avô para ser sucessora da família que, tradicionalmente, recebe contratos e se coloca à disposição como ninjas, porém, a garota deseja seguir os passos do pai que é um cientista de renome. O pai de Rikka desenvolve um ótimo trabalho com robótica e cria robôs para ajudar humanos em tarefas de rotina. Infelizmente, o trabalho dele está visado e outras pessoas têm visões diferentes para o uso dos robôs (de forma não pacífica, digamos). Esse é o motivo pelo qual sua família é perseguida e morta. Rikka, então, jura vingança.

 
Roteiro
Vingança é o tema que o roteiro trabalha a todo o momento. Rikka se vê dividida entre a visão pacifista do pai e a missão e a vontade do avô, que a treinou para matar inclusive. O roteiro fica patinando, como se o autor estivesse em dúvida entre estimular a  vingança, ou dar uma mensagem sobre superação do ódio e perdão. A situação fica nesse vai e volta, até que a Rikka decide abraçar as duas situações. Em outras palavras, ela decide se a situação exige mais a visão do pai, ou o dever do avô. O curioso é que quando ela decide ser benevolente, sua benevolência quase a obriga a matar sua amiga. Ser benevolente com o mal, quase causou uma tragédia com uma vítima inocente. Existem males que, quando não destruídos, retornam para causar ainda mais desgraças. Eu gostei desse questionamento indireto que o autor inseriu nessa parte do roteiro, pois ser muito bonzinho com o inimigo sempre vai dar brecha para que o inimigo consiga se recuperar e te ferir. Que fique como reflexão: “O Mal Imediatamente Eliminado (Aku Soku Zan)”!
Essa questão me motivou a criar uma semana inteira com temas relacionados a vingança, morte, paz e benevolência. Teremos, então, a semana Black Fox!

 
Personagens
Existem pontos falhos na criação dos personagens em algumas cenas. “Eu te odeio! Mas te amo!” é uma das frases do início do filme e que reflete bem como os personagens conseguem ser bipolares. Uma hora estão rindo, e segundos depois, estão com a cara fechada mandando outro personagem se retirar. Esse desequilíbrio do comportamento chama a atenção, mas não afeta a história. Lógico, aqui não me refiro aos personagens que são realmente malucos, mas a lapsos de comportamentos que não são intencionais no roteiro. Fora isso, a história deles está bem contada.

 
Parte técnica e artística
 Fábio para o site Crunchyroll[1]: “Em uma entrevista ao site Anime News Network, um dos produtores e fundador da Infinite, Takayuki Nagatani, revelou que BLACKFOX era um dos seus grandes projetos de anime original com foco no público internacional ao lado de Sirius the Jaeger. O site oficial do anime conta com informações em japonês e inglês, o que é raro e já sinaliza que realmente estão preocupados com o público fora do Japão.
 
Uma animação bem bonita, com um 3D-CGI um pouco carente. Entretanto, como é um filme para a televisão, podemos ignorar as falhas do 3D. Ela segue bem a dinâmica das animações japoneses, o que é óbvio, e ainda nos traz referências às séries ocidentais, ao estilo Miami Vice. No mais, a produção tem um design muito bonito e um competente diretor que soube equilibrar a intenção do produtor em realizar um produto de apelo internacional, mas sem deixar os elementos japoneses de lado. Dessa forma, temos um bom resultado final, de um animê que quer ser visto como material mundial, mas com raízes nipônicas. Conseguiram alcançar esse objetivo com sucesso.
 
Quer assistir? Veja oficialmente via Crunchyroll no link abaixo!

https://www.crunchyroll.com/pt-br/blackfox/videos
 
 

[1] Crunchyroll: <https://www.crunchyroll.com/pt-br/anime-news/2019/07/26/blackfox-novo-projeto-de-anime-original-do-estdio-3hz-ganha-novo-vdeo-promocional-e-previso-de-estreia>


Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof