Olá, pessoal! Nesse vídeo quero falar um pouco sobre os dialetos do Japão. Depois de assistir ao amor de Okinawa e de ver como traduziram as expressões e falas da Mona da série "Medaka Kuroiwa is impervious to my charms", decidi explicar um pouco mais sobre essas questões. Vamos lá? Me acompanham? O Japão é um país fascinante, não apenas por sua cultura rica e história milenar, mas também pela diversidade linguística que reflete a identidade de suas regiões. Estima-se que existam cerca de 15 dialetos principais , além de inúmeras variações regionais. Esses dialetos são agrupados em dois grandes clados: Oriental (incluindo Tóquio) e Ocidental (incluindo Quioto), com os dialetos de Kyūshū e das Ilhas Hachijō frequentemente considerados ramos adicionais. Além disso, as línguas ryukyuanas, faladas em Okinawa e nas ilhas mais ao sul, formam um ramo separado na família japônica. Por que existem tantos dialetos no Japão? A diversidade de dialetos no Japão tem raízes históricas e...
Dias sem Windows
Como sabem, eu deixei de lado qualquer produto Microsoft, incluindo Xbox, Word e Windows, pelos motivos apresentados na sexta-feira 19/06. Entrei de cabeça em outros sistemas e serviços e vou fazer uma breve explicação, mesmo porque meu conhecimento é muito superficial, mas, posso adiantar, foi a melhor escolha que fiz. Vou explicar com um pouco mais de detalhes.
Sistema Operacional (S.O.)
Meu novo sistema operacional (vou chamar assim) está rodando em uma máquina relativamente fraca, porém nova. Um notebook com Intel® Pentium(R) CPU 5405U @ 2.30GHz × 4 . O Pentium Gold tem um desempenho parecido com um I3 e, na verdade, ele perde para um Intel Core i3-10110U1, ou seja, o meu O.S. está em um computador mais fraco que o meu Windows estava anteriormente, todavia, eu me espantei com a velocidade e a estabilidade do sistema. Mesmo em uma máquina mais fraca, ele a faz rodar de maneira suave. No meu antigo Windows 10, se eu ligasse o Spotify e fosse tentar navegar, o navegador custava a abrir e a rodar. Aqui, eu abro o Spotify e, sem seguida, o navegador, e tudo funciona direitinho.
Além de ser mais leve e mais estável, o meu novo S.O. não possui muitas falhas de segurança que possam ser usadas por um vírus, ou seja, ele é mais seguro que o Windows. Mesmo assim, como sou desconfiado, eu instalei um sistema antivírus que já vem de fábrica, afinal, não é porque o sistema possui poucas falhas de segurança, por ser código aberto, que eu vou relaxar na atenção.
Em uma máquina com Windows, quase não se usa uma janela de comando (MS-DOS), mas no Linux o terminal (como chamam a janela de comandos) é essencial, divertida e interessante de se lidar. Estou aprendendo comandos e estou utilizando o terminal com frequência. É uma ferramenta de sistema incrível.
Área de Trabalho
Como sou escritor e jornalista, a minha área de trabalho essencial são textos e imagens. O S.O. aparece com ótimas ferramentas nesse sentido, como o LibreOffice, que nada deixa a desejar para o Word e outros concorrentes, Além disso, estou usando o compartilhamento em nuvem da Google para guardar meus arquivos essenciais, e vou começar a usar, também, o Google Docs, o editor de vídeo e outras ferramentas, ou seja, para mim, os serviços da Microsoft não estão fazendo falta. Se eu desejar um trabalho melhor, uso o Indesign e, caso o Indesing não tenha aaptação para o Linux, acharei outro, como, por exemplo, o Scribus. E o melhor de tudo é que eles são "código aberto", ou seja, são ferramentas gratuítas para se trabalhar:
WIKIPÉDIA2: Código aberto é um modelo de desenvolvimento criado em 1998, que promove o licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto, e a redistribuição universal desses, com a possibilidade de livre consulta, examinação ou modificação do produto,[1] sem a necessidade de pagar uma licença comercial, promovendo um modelo colaborativo de produção intelectual.
A diferença
O que causa uma certa confusão é apenas a linguagem que difere entre o sistema Windows, que eu estava acostumado, com o sistema do Linux. Além disso, a instalação de pacotes pode ser um pouco trabalhosa e, recentemente, estou lutando com um pacote para colocar o scanner da minha impressora em funcionamento. Acredito que é questão de tempo até que eu consiga resolver isso e fazer o hplip funcionar direito. Ela imprime, mas não consigo fazer o scanner funcionar.
No mais, estou adorando as novas descobertas, e a liberdade de não depender de uma única empresa para conseguir trabalhar. Até a Steam funciona no Linux, então, em breve retornarei aos jogos. Deixo esse texto para que vocês conheçam que existe vida fora da Matrix, digo, MS. :)
Leia mais em Versus: <https://versus.com/br/intel-core-i3-10110u-vs-intel-pentium-gold-5405u>
Leia mais em Wiki <https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto#:~:text=C%C3%B3digo%20aberto%20%C3%A9%20um%20modelo,uma%20licen%C3%A7a%20comercial%2C%20promovendo%20um>