Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro 9, 2022

Os dialetos japoneses

  Olá, pessoal! Nesse vídeo quero falar um pouco sobre os dialetos do Japão. Depois de assistir ao amor de Okinawa e de ver como traduziram as expressões e falas da Mona da série "Medaka Kuroiwa is impervious to my charms", decidi explicar um pouco mais sobre essas questões. Vamos lá? Me acompanham? O Japão é um país fascinante, não apenas por sua cultura rica e história milenar, mas também pela diversidade linguística que reflete a identidade de suas regiões. Estima-se que existam cerca de 15 dialetos principais , além de inúmeras variações regionais. Esses dialetos são agrupados em dois grandes clados: Oriental (incluindo Tóquio) e Ocidental (incluindo Quioto), com os dialetos de Kyūshū e das Ilhas Hachijō frequentemente considerados ramos adicionais. Além disso, as línguas ryukyuanas, faladas em Okinawa e nas ilhas mais ao sul, formam um ramo separado na família japônica. Por que existem tantos dialetos no Japão? A diversidade de dialetos no Japão tem raízes históricas e...

Amar não tem preço!

 Amar não tem preço; É a força motriz; Amar tem um peso; Anote com um giz; O peso é sofrer; Duas almas no ser; A dor do seu amor; Carregue com valor.

Amigos ajudando

Ontem, fui pego de surpresa; Amigos o meu bem desejando; Que alegria isso me deu; A vocês todos vou orando; Obrigado! Agradeço de coração; Amizade a insônia derrotando!

Dormir cedo é passado

 Dormir cedo é passado; Mesmo sem forças ao deitar; Permaneço acordado.  Luto muito para descansar.  Almejo sonhos no presente; Não recebo. Sonho ausente.

Estou vivo e bem!

 Quero desejar a todos um ótimo início de ano e que 2022 possa nos trazer um ano de sucesso e portas abertas. Como sabem, eu estou em uma batalha contra uma doença incurável, mas tratável, que é a imunodeficiência comum variável (ICV), com defeito de subclasses no IgG. Podem pesquisar no blog, que mostrei até os exames.  Achei que seria meu fim, pois o tratamento para lidar com as reações da doença é muito delicado e poderia, entre outras coisas, levar-me ao coma. Nesse meio tempo, retirei das costas dois tumores de pele benignos, totalizando 14 pontos nas costas, que não cicatrizaram e abriram. Por conta da ICV, e do diabetes, eles abriram, mostrando-me que eu não cicatrizo mais. Entretanto, considerando o que poderia ter sido, eu posso afirmar, parafraseando o apóstolo que "até aqui tem me ajudado o Senhor".  E a jornada ainda está piorando. Luto hoje, ainda, com uma hérnia de disco na cervical e com  uma vesícula com padrão  de colesterolose, isto é, a um pas...