Shinigami Bocchan to Kuro Maid
https://myanimelist.net/anime/47257/Shinigami_Bocchan_to_Kuro_Maid/pics |
Sinopse
Um jovem duque é amaldiçoado e tudo o que ele toca morre. Abandonado pela família em sua mansão, ele tenta descobrir como se livrar dessa maldição. Sua vida só não é mais miserável, pois sua primeira companhia, e a mais importante, é sua apaixonada empregada (Alice).
Contexto geral da obra
O romance de doze episódios foi ao ar na temporada de Verão de 2021, entre 04 de julho a 19 de setembro, e foi realizado pelo bom estúdio J.C. Staff (Golden Time, Railgun e Date a Live). Ele foi realizado usando uma técnica 3D que está ficando comum no Japão, apesar da resistência dos mais tradicionalistas, que ainda preferem o 2D clássico. Eu mesmo gostei do resultado desse belo trabalho em 3D. A maioria das séries atuais é realizada em mesas digitalizadoras, computadores e com auxílio, cada vez mais frequente, de softwares e I.A. (inteligência artificial), sendo que até os estúdios mais tradicionais estão aderindo aos sistemas mais integrados de produção, como é o caso da Toei que lançou Dragon Ball Heroes e Slam Dunk em um sistema de arte semelhante. É o futuro chegando e otimizando o trabalho dos artistas e diminuindo custos (???) na produção de séries.
E a escolha da arte em 3D contrasta com a temática do enredo, que nos remete ao romantismo clássico ocidental. É a clássica mistura do Japão que consegue unir a tradição com a modernidade. É o que dá sabor a esse amado e respeitado país. Não sei se isso foi intencional, mas caiu direitinho para representar bem o Japão. Além disso, a música é uma presença forte na obra, sendo que sua abertura me deixou encantado.
Vamos a uma aulinha sobre as características principais do Romantismo? As principais características:
- O amor possui o centro da narrativa, sendo exagerado e poderoso;
- O amor a uma musa, que é uma mulher especial, perfeita e divina;
- O bucolismo, que é o apreço ao verde e ao valor do campo;
- A depressão é constante, pois o amor a uma musa é platônico. Raramente é consumado;
- Um certo egocentrismo, pois a história sempre gira em torno do personagem apaixonado;
- A fé é sempre presente e seres místicos são capazes de aparições milagrosas para resolverem problemas diversos. Deus é amor e, se o amor é o centro do Romantismo, então, Deus pode se fazer presente em uma obra romântica;
- A contradição e atrito, entre o primeiro item e o quarto item, se definem e se resolvem com a vitória do amor, capaz de milagres.
E grande parte dessas características está presente em “The Duke of Death and his Maid” (nome ocidental da obra). Vejamos à seguir:
Análise da obra
https://myanimelist.net/anime/47257/Shinigami_Bocchan_to_Kuro_Maid/pics |
O duque é uma pessoa depressiva, pois é amaldiçoado. A presença da maldição já invoca a presença da fé e a depressão do personagem não reside apenas no fato de sua maldição, mas, também, na questão dele não poder tocar na mulher que ele ama. Dessa forma, a maldição também é usada como ferramenta para o amor platônico (prefeito, mas que não pode ser consumado). Alice é a musa inspiradora do duque, que o castiga com brincadeiras sedutoras. São esses momentos de humor que a fazem parecer perfeita, ou seja, a musa que o inspira. O amor dela pelo duque parece uma fortaleza inabalável e consegue puxá-lo da depressão muitas vezes. O amor presente nesses dois corações é forte e faz ser o centro da narrativa da história, na qual o duque busca uma forma de quebrar a sua maldição e poder tocar sua musa (Alice).
Um curiosidade é que a maldição também pode ser usada como uma arma, ou seja, o duque pode usá-la como defesa. Voltando ao tema das características românticas apresentadas na obra, o bucolismo também se faz presente na região que o duque mora. Ele mora afastado da cidade, em um grande campo, com grandes jardins, fazendo o verde presente e isso faz um dueto com a solidão do duque, que foi abandonado pela família dentro de um casarão, no qual mora apenas ele. O verde parece ser sua única companheira constante, além da doce Alice.
Ao verificar que o tema se encaixa perfeitamente nas características do romance ocidental clássico, imediatamente eu me apaixonei pela obra. Eu amo o Romantismo e o tenho como minha vertente literária preferida, ou seja, “The Duke of Death and His Maid” tornou-se a minha obra preferida da temporada respectiva de 2021. Se você também gosta desses elementos, veja essa obra e prepare-se, pois a segunda temporada já foi anunciada!