Algum tempo atrás, já cansado de correr atrás de grandes editoras para imprimir meus trabalhos, decidi por seguir em um caminho diferente. Optei por escrever através de editoras pequenas e, por consequência, editoras sob demanda. Eu consegui certa experiência com isso e decidi escrever um manual que publiquei.
Manual do escritor independente e outros textos! - PerSe - Publique-se |
Sinopse do trabalho em questão: "Sou autor de inúmeros livros e colaborador em inúmeras antologias. Escrevo desde 2003, ou seja, já possuo mais de dez anos de estrada e aprendi algumas coisas. Este meu aprendizado, eu lancei em forma de dicas online para meu site “Outros Papos” e, depois, converti para publicação. Através deste livro, eu repasso ao leitor tudo o que aprendi, isto é, desde a forma de arquitetar um bom enredo, até o produto final: o livro. Dou dicas de edição, formatação, estilo e vendas. Se o leitor desejar se tornar um escritor, comece com esta leitura básica. Através deste livro, o leitor terá mais consciência do ato de escrever e de diversos caminhos a seguir podendo, então, iniciar sua carreira sem pisar em tantos espinhos. Complemento este livro com outros textos diversos."
Agora, em 2023, com vinte anos como escritor, inúmeras antologias, concursos literários e livros independentes, sinto que preciso usar esse site para fazer um upgrade do que escrevi no livro acima. Principalmente com a experiência doe publicação do livro Outros Papos em Quadrinhos, que precisei divulgar aqui na segunda-feira. Esse texto aqui ficaria sem sentido sem a divulgação do Outros Papos em Quadrinhos. Para o livro em negrito, eu fiz tudo sozinho. Peguei eu mesmo o ISBN, a Ficha Catalográfica, o código de barras e o registro autoral. A diagramação eu fiz sozinho, mas poderia ter pego um serviço terceirizado. A criação das capas (foram duas capas criadas), fiz com a ajuda de dois sistemas diferentes. Essa experiência mudou um pouco o que escrevi no manual.
Então, vamos lá! Até aquele momento, era impossível a um autor conseguir, ele mesmo, o material obrigatório necessário para a publicação impressão, isto é, o ISBN, a Ficha Catalográfica, a correção de texto, a diagramação e, por fim, o código de barras do ISBN. Estes serviços estavam destinados apenas aos agentes editoriais (editoras). Felizmente, os serviços independentes foram avançando. Hoje, afiliado à Câmara Brasileira do Livro, tenho condições de realizar muitos desses serviços. A saber:
- Consigo pedir o registro de Direito Autoral, que me é fornecido em questão de poucos dias, com sistema de proteção em blockchain;
- Consigo pedir o ISBN e, no mesmo pedido de serviço, pedir também o código de barras, o ISBN (impresso e digital) e, também, a Ficha Catalográfica.
Sobre a questão da diagramação. O serviço pode ser pedido por um profissional terceirizado, que não cobrará muito caro. Eu mesmo diagramei o Outros papos em Quadrinhos. Nada muito difícil na verdade, visto que foi apenas um "copia e cola" dos quadrinhos desse site. A mesma coisa com questão da correção textual e gramatical. Já a capa, a maioria das lojas já possui um sistema de criação de capas e, também, já existem plataformas destinadas a esse trabalho, como a Canva, que usei para fazer a capa do Outros Papos em Quadrinhos que está sendo vendido pela editora Perse. Já para a capa do mesmo livro, vendido na Amazon, eu optei por usar o criador de capas do próprio Kindle. A diagramação do Kindle foi feita por mim, então, peço desculpas por eventuais erros.
Outros Papos em Quadrinhos! eBook : Raymundo de Moraes, Patrick: Amazon.com.br: Livros |
O impulso de vendas pode ser realizado pelo próprio autor também, ao usar plataformas como Dino, ou, até mesmo, a própria Amazon, que possui um sistema de propaganda para seus autores independentes. Pode ser realizado pelo próprio autor de acordo com sua criatividade.
Em resumo, muita coisa mudou em dez anos e achei necessário realizar esse upgrade de informações no dia de hoje! Se as pequenas editoras não mudarem seu planejamento e estratégias, serão engolidas pelo mercado das grandes corporações!