Pular para o conteúdo principal

Anime Ken TV e Solidão

 Aproveitando a polêmica que lancei sobre a abertura de Dan Da Dan, venho indicar o canal Anime Ken Tv que, por sua vez, analisou a abertura. Ele é músico profissional e é especialista em guitarra! Se clicar e gostar do vídeo, se inscreva lá e faça-o crescer! E, de forma inesperada, um youtuber japonês fez um vídeo essa semana desabafando sobre a solidão no Japão. O vídeo mostra que a crise da masculinidade, veja texto de segunda-feira da semana passada, está afetando o Japão com muita força. Samurai Daddy é casado, com filho, e se sente sozinho e solitário, muito por conta da confusão de papéis que vivemos hoje em dia. É um relato que confirma e aprofunda o tema da crise. Assistam!

Relatório fiscal da Toei 2023!

 

Algumas considerações sobre o relatório fiscal da TOEI para o ano de 2023. Se desejarem o relatório completo, basta clicar no Erzat. Em síntese, a Toei conseguiu número formidáveis, principalmente graças aos seus dois maiores sucessos: One Piece e Dragon Ball. As duas séries, aliadas a Slam Dunk,  fizeram números altos em todos os seguimentos apresentados no relatório. A Toei conseguiu fechar o relatório fiscal respectivo com mais de 560 milhões de dólares no positivo. Veja abaixo:

 

Toei Animation Achieves Record-Breaking Performance Thanks to Blockbuster Films in FY2023 - Erzat

O resultado é um salto gigantesco se levarmos em conta os outros anos fiscais, mas considero que isso seja o “pico do abismo” para o ano fiscal de 2024 e eu já explico isso. Primeiro, vamos ver como as séries se comportaram e ajudaram a empresa a atingir esse patamar. Como podemos ver no gráfico abaixo, Filmes (incluindo o lucro deles no mercado internacional – overseas) e Tv apresentaram ótimos resultados colocando o gráfico em seu pico. As franquias que ajudaram a chegar ali: Dragon Ball, One Piece, Slam Dunk e, para a televisão, One Piece, Delicious PartyPrecure, Hirogaru Sky! Precure, Digimon Ghost Game, Fushigi Dagashiya: Zenitendou, Oshiri Tantei, and Dragon Quest: Dai no Daibouken. Os filmes fizeram 275 milhões de dólares, enquanto as séries para a televisão deram um retorno de 21 milhões de dólares.

 

Toei Animation Achieves Record-Breaking Performance Thanks to Blockbuster Films in FY2023 - Erzat

E aí é que está a questão que vai derrubar os números fiscais de 2024. As séries de maior sucesso não estão com filmes agendados para 2024. Se formos ver o gráfico de lançamento do que será produzido e lançado, vemos que não existe franquia forte que repita os números de Dragon Ball e One Piece. Knights of Zodiak já lançou e, segundo o Box Office Mojo, alcançou apenas 5 milhões de dólares em bilheteria no mundo todo. E, pelo relatório, era-se esperado que o filme, quando lançado no mercado chinês pudesse contribuir para melhorar os números da série. Infelizmente, segundo informações de um canal que assisto, o filme foi feito com 60 milhões de dólares. A possibilidade do filme dar um retorno financeiro positivo para os cofres da Toei não passará pela bilheteria, mas, talvez, pelas vendas de produtos relacionados com o filme (bonecos). E, mesmo assim, não sei se compensará o valor alto investido. Vendo o histórico dos filmes de Saint Seiya lançados no mercado chinês, percebemos que o mercado sozinho não garantirá o retorno de bilheteria. Basta ir procurar Legend Of Sanctuary no Box Office Mojo, por exemplo, para verificar isso. Apesar disso, o relatório fiscal de 2023 mostrou que a franquia Saint Seiya teve um lucro de 10 milhões de dólares para a empresa, puxados, principalmente, pelo bom ânimo do lançamento do filme, mas, tentar recuperar esses 60 milhões é uma tarefa que já vejo impossível. 


Um filme que fará um bom lucro para a Toei será o filme da Sailor Moon (shoujo), mas a franquia nunca teve um retorno econômico como os shounen citados. Veja o gráfico abaixo das vendas domésticas das séries.  


Toei Animation Achieves Record-Breaking Performance Thanks to Blockbuster Films in FY2023 - Erzat

 

 

Conclusão

O grande pulo desse ano foi o retorno dos filmes em questão, fazendo uma boa base financeira, coisa que os títulos de 2024 não serão capazes de repetir. Entretanto, os filmes de 2023 ainda contribuirão para a Toei em 2024 com vendas diretas ao consumidor, realizando um boost de vendas de mídia física, que anda em decadência, como o relatório mostra. E isso será ótimo para quem quiser entrar de cara no mercado de ações japonês tendo a Toei como base, pois assim que entregarem o relatório fiscal de 2024, que deverá menor que o de 2023, eu prevejo que as ações terão uma queda. Acredito que o relatório será melhor que o de 2022, mas inferior ao de 2023 e as ações cairão de preço. A regra da ação é entrar na baixa e vender na alta, então, eis aí que surge uma boa chance para investir! Espere o relatório, estude outras fontes, analise e invista corretamente! Aproveite se puder!

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof