Copidesque: ChatGPT!
O material a seguir pode ser lido na íntegra no link (clique) e corresponde ao relatório fiscal da Toei Animation (FY 2024, 2º trimestre) que foi divulgado em 27 de outubro de 2023. Ele comprova o que escrevi na minha análise prévia sobre a situação fiscal da Toei, texto que publiquei aqui em maio deste ano. Resumindo o que escrevi naquela ocasião, eu projetei que a Toei Animation enfrentaria uma queda na arrecadação do segmento de cinema, pois, neste ano, não contaria com títulos de peso como "One Piece", "Slam Dunk" e "Dragon Ball Z", que haviam impulsionado significativamente a receita da empresa na época de seus lançamentos. Além disso, apesar de não ser uma animação, o filme live-action de "Cavaleiros do Zodíaco" teria um impacto negativo nas finanças da empresa, refletindo-se também na seção de animação. Também mencionei que os filmes em questão impulsionariam outros segmentos da empresa quando lançados em mídia física e nos serviços de streaming sob demanda. Foi uma análise simples, mas precisa.
O relatório atual mostra o seguinte e confirma o que escrevi em maio: o alerta sobre "Cavaleiros do Zodíaco" é evidente em todos os slides. A empresa realmente sentiu o impacto desse fracasso. Lamentável para o Kurumada!
Presentation Materials.pdf (toei-anim.co.jp) |
E os filmes de "One Piece", "Dragon Ball Z" e "Slam Dunk" realmente aumentaram as receitas dos segmentos de DVD/Blu-ray e do mercado externo, com destaque para "Slam Dunk". O lançamento desses três grandes projetos naquele ano fiscal resultou na ausência de grandes lançamentos no ano seguinte. Em maio, previ que "Sailor Moon" seria um grande sucesso, mas observo que "Pretty Cure" também está apresentando um desempenho impressionante, com mais de 14 milhões de dólares já arrecadados (dados de novembro). Para comparação, "One Piece: Red" ultrapassou os 130 milhões de dólares, portanto, estamos atentos para ver até onde vai o sucesso da franquia das garotas mágicas.
Presentation Materials.pdf (toei-anim.co.jp) |
Enfim, o relatório confirma a minha análise, e eu, consequentemente, fui verificar o gráfico de ações da Toei. Ele indica dois momentos de queda: um próximo ao lançamento do filme dos "Cavaleiros do Zodíaco", outro iniciando em julho, e outro próximo ao lançamento do relatório fiscal em questão. Aqueles que conseguiram comprar ações com base em análises semelhantes à minha obtiveram um bom lucro. Destaquei o período correspondente ao lançamento desse relatório. Como mencionei em maio, compra-se na baixa e vende-se na alta.
4816.T - | Stock Price & Latest News | Reuters |
Concluo que a arrecadação da Toei não será tão robusta quanto a de 2023, mas será superior à de 2022, conforme previ em maio. E para aqueles interessados em conferir o que a Toei está planejando para o futuro, vejam os detalhes a seguir.
Presentation Materials.pdf (toei-anim.co.jp) |