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Anime Ken TV e Solidão

 Aproveitando a polêmica que lancei sobre a abertura de Dan Da Dan, venho indicar o canal Anime Ken Tv que, por sua vez, analisou a abertura. Ele é músico profissional e é especialista em guitarra! Se clicar e gostar do vídeo, se inscreva lá e faça-o crescer! E, de forma inesperada, um youtuber japonês fez um vídeo essa semana desabafando sobre a solidão no Japão. O vídeo mostra que a crise da masculinidade, veja texto de segunda-feira da semana passada, está afetando o Japão com muita força. Samurai Daddy é casado, com filho, e se sente sozinho e solitário, muito por conta da confusão de papéis que vivemos hoje em dia. É um relato que confirma e aprofunda o tema da crise. Assistam!

Azur Lane Project Identity

 Azur Lane: Project Identity

“Welcome home, TB”

Revisão: ChatGPT


Azur Lane é um jogo para Android e iOS lançado por duas empresas chinesas: Shanghai Manjuu e Xiamen Yongshi, em 2017. O jogo apresenta uma jogabilidade ambientada durante a Segunda Guerra Mundial (WWII), porém em uma realidade alternativa onde os navios de guerra são representados por belas garotas, transformadas pela tecnologia dos cubos, desenvolvida para enfrentar uma ameaça extradimensional muito maior que a própria guerra. O jogador assume o papel do “Comandante”, única pessoa capaz de fazer os cubos ressoarem, trazendo às encantadoras shipgirls (navios-garotas) seu potencial máximo. A seguir, clipe da série animada inspirada no jogo mobile, que foi lançada em 2020, produzida pelo estúdio Bibury Animation Studios, com direção de Tensho e roteiro de Jin Haganeya, disponível no catálogo da Crunchyroll.








Em 2024, o jogo nos presenteou com uma atualização inovadora na jogabilidade, conhecida  como jogos de “simulação de vida”, onde precisamos desenvolver uma personagem chamada TB, para que ela compreenda o conceito de “personalidade” e seu impacto nas dinâmicas sociais. Este gênero de jogo foca no planejamento do dia a dia da personagem para observar sua evolução. Dependendo das escolhas feitas, diferentes finais, bons ou ruins, podem ser alcançados.






Como Tudo Começou


No jogo, a assistência é feita por uma IA chamada TB, que busca entender a lógica por trás da “personalidade”, sendo inicialmente incapaz de sentir ou expressar emoções. Para ajudá-la, o Comandante solicita que Akashi crie uma realidade virtual isolada, onde apenas o Comandante e a TB são inseridos. Nesta realidade, TB começa sem suas informações prévias, como uma criança "normal", e o Comandante tem a tarefa de criá-la da melhor forma possível, visando o desenvolvimento de sua personalidade. O objetivo é que, através de um crescimento saudável, TB desenvolva uma personalidade e entenda seu significado. 


Gameplay


A essência do jogo baseia-se na criação de planilhas, enfrentando desafios e obstáculos que devem ser administrados para o desenvolvimento adequado da TB. A origem do nome TB, pronunciado como “Tee-Bee” em inglês, remete à palavra “Chibi” (“Chee-Bee”), significando “pequeno(a)”, justificando assim a TB iniciar o jogo como criança. As planilhas são elaboradas conforme as escolhas do jogador, visando alcançar diferentes finais. Os finais aceitáveis incluem TB Gentil, TB Vigorosa e TB Quieta (traduções livres). As atividades consideram vários recursos, como estudo, trabalho, lazer e descanso, permitindo ao jogador criar TB como se fosse sua filha. Segundo o site oficial, traduzido via Copilot: “Disponível permanentemente. Projeto Identidade Ver 1.0: TB (Desbloqueado após atingir o nível de Comandante 30). TB crescerá ao longo de 48 semanas. Você pode definir o cronograma semanal dela e também sair com ela aos domingos. Cada atividade tem requisitos diferentes de estatísticas e habilidades. Algumas também têm custos monetários. Tente planejar suas atividades de acordo com seus objetivos de crescimento. Você pode gastar pontos de ação para sair e visitar diferentes locais. Durante o crescimento da TB, atividades especiais serão acionadas ocasionalmente, e através delas você pode desbloquear histórias correspondentes e CGs. Dependendo das estatísticas, personalidade e habilidades da TB, diferentes finais podem ser desbloqueados. Após concluir o capítulo principal 'Nova Vida 1' do 'Projeto Identidade: TB', a função de secretária especial será desbloqueada, permitindo escolher a TB como sua secretária especial na página principal. Coletando mais Momentos e Finais, você pode desbloquear mais Módulos que alteram sua aparência.”


Minha Gameplay e Receptividade


A inovação na jogabilidade de Azur Lane, tradicionalmente um jogo de estratégia e guerra, foi surpreendente. A criação de uma IA como se fosse uma criança, visando seu desenvolvimento pessoal, difere do habitual, mas prova ser uma experiência cativante. No entanto, não é uma tarefa fácil. A elaboração do cronograma, baseada em um equilíbrio de custo-benefício, apresenta suas dificuldades, especialmente com finais inesperadamente ruins na primeira tentativa, frustrando muitos jogadores. Até agora, alcancei dois finais desfavoráveis, o que gerou discussões na comunidade sobre o balanceamento do jogo.


A receptividade geral foi positiva, indicando um engajamento profundo dos jogadores com a proposta do jogo, apesar das críticas por alguns finais. O conceito de formar uma família, semelhante ao explorado no anime de sucesso Spy X Family, ressoa bem com a comunidade, reforçando a popularidade do tema.


Vídeo com dicas


Mesmo em japonês é possível perceber através das imagens algumas dicas de como bem jogar essa atualização!





Azur Lane: Project Identity é, sem dúvida, uma atualização destacável que enriquece a experiência do jogo. 



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