Pular para o conteúdo principal

Gram 2099

 Resolvi brincar um pouco com o título!  Gram - O Herói de 2099     No brilho frio da neon cidade,   Um rei sombrio, em nova realidade.   Gram carrega a espada do destino,   O passado é cinzas, o futuro é divino.   Entre máquinas e vozes que ecoam,   A lenda renasce, os céus queimam.   Com olhos de fogo e um coração ferido,   O herói se ergue, nunca perdido.   Gram, o nome que o vento grita,   No caos do amanhã, ele não vacila.   Corta o véu da sombra, desafia a morte,   Em cada batalha, revela sua sorte.     Os céus caem, as estrelas tremem,   No peito de Gram, os deuses se rendem.   Com a espada em chamas, um juramento,   Trazer a justiça no tempo do vento.   Gram, o nome que o vento grita,   No caos do amanhã, ele não vacila.   Corta o véu da sombra, desafia a morte, ...

Maou 2099- Primeiro Arco!

Maou 2099

Estagiário da vez: Copilot

Muitos spoilers


Veltol e sua mais fiel seguidora Machina


Sinopse traduzida do My Anime List


Quinhentos anos atrás, o mundo de fantasia de Alneath foi dilacerado por uma guerra entre imortais talentosos em magia e mortais armados com artefatos mágicos. O conflito chegou ao fim quando o herói dos mortais, Gram, matou o Lorde Demônio Veltol. Em 2099, o mundo parece um pouco diferente. Alneath e a Terra tecnologicamente avançada se fundiram em um evento conhecido como Fantasion. Os imortais foram caçados até quase a extinção, e os implantes tecnológicos chamados Familia permitem que os mortais usem magia.


À medida que o novo mundo se recupera lentamente, a serviçal de Veltol, Machina Solege, o ressuscita em Shinjuku, uma cidade tecno-mágica construída em meio a terras devastadas. No entanto, a magia de Veltol está severamente enfraquecida e seu ex-aliado Marcus o traiu. Para recuperar sua fama e habilidades mágicas, Veltol segue o conselho de Takahashi - amigo de Machina e hacker profissional - para iniciar uma carreira incomum: transmissão ao vivo. Sua língua afiada e habilidades de jogo comicamente pobres rapidamente lhe garantem seguidores, mas para dominar o mundo mais uma vez, Veltol deve primeiro descobrir os segredos de Shinjuku e frustrar os planos vis de Marcus.




Análise


Passei um bom tempo preparando o campo para poder falar dessa série e produzi alguns materiais para deixar fácil acompanhar o texto:


Começando pelo universo 2099 que foi um grande projeto ocidental e que está bem incorporado ao animê: 
 https://www.outrospapos.com/2024/11/maou-2099.html


Passando pela origem do termo Maou: 
https://www.outrospapos.com/2024/12/a-origem-de-maou.html


Criando música para descrever a relação entre o rei Demônio e o Herói: 
https://www.outrospapos.com/2024/12/maou-x-hero-e-curiosidade-sobre-oda.html

 E explicando o termo Maou em relação a outros seres folclóricos e mitológicos do Japão:
https://www.outrospapos.com/2024/12/akuma-oni-e-maou.htm


Para agora entrar na série propriamente dita.


A série tinha tudo para desconstruir a figura heroica de Gram, herói da humanidade que o havia derrotado 500 anos atrás, e fazer algo que tenho detestado ultimamente, que é o uso da estrutura narrativa da inversão de valores (Veltol tornando-se bom e Gram tornando-se mau). Como a série bebeu bastante de influências ocidentais, o meu medo era bem concreto uma vez que nossos heróis todos passaram, ou continuam passando, por desconstruções diversas, como tratar, por exemplo, Batman como um f@scistE. Felizmente, nesse primeiro arco isso não ocorreu e ainda fiquei surpreso com a criatividade por trás do enredo principal.


Veltol ressurrecto em um mundo amálgamo, com a fusão de dois mundos, tornou-se fraco pois sua história não foi contada e passada adiante como deveria. Seu poder vem da adoração, medo e do coração das pessoas, então, sem ninguém o conhecer, seu poder enfraqueceu bastante. Aqui o vemos fraco, com apenas uma subordinada fiel, buscando os seus generais para descobrir que um deles quer seu lugar e ser humilhado por ele. Assim, Veltol precisa recomeçar sua vida. Tarefa nada fácil, pois suas “experiências profissionais” não são das mais adequadas para um mundo moderno. Engenheiro de masmorras não é um emprego que se ache em classificados, por exemplo, e nem estrategista tirânico. A solução foi a mais brilhante possível: sem ter como ganhar dinheiro de forma convencional, Veltol, com ajuda de uma hacker, tornou-se um streamer. Afinal, seu porte imponente, sua beleza física, seu jeito monárquico são atraentes para uma celebridade com canal próprio. Dessa forma, com a ajuda de um canal de streaming, Veltol começa a ganhar seguidores e, portanto, poder. Achei essa situação genial!


Assim, seguindo sua vida, agora com um milhão de seguidores, Veltol descobre que o herói Gram ainda está vivo. A deusa que lhe conferiu poder, por não gostar do que a velhice faz com as pessoas, garantiu a Gram a juventude eterna, que é uma espécie de imortalidade. E Gram está depressivo e apático. Ele teve tempo para viver e sobreviver a todos os tipos de traições e vivenciou o medo, sendo exposto ao ódio de pessoas que um dia ele protegeu. Vocês devem estar pensando, mas isso não é uma inversão de valores? Não é! É melhor do que isso, pois é a concretização dos valores que eles perseguem. Em uma conversa, pois Veltol, tendo respeito pelo homem que o derrotou, e o vendo na sarjeta, paga a ele uma janta e ambos conversam. Aí eles expuseram seus sentimentos: Veltol ainda quer dominar o mundo para que os fracos não causem problemas como os que Gram passou após matar Veltol e Gram ainda considera essa medida do Lorde demônio tirânica. Apesar de a democracia estar levando a humanidade para o caminho mais sujo, Gram ainda se agarra à ideia de liberdade mais do que à tirania de Veltol. Dessa forma, ficou concreto que não houve inversão de valores, mas a clara fixação dos valores que esses personagens defendem. Gram, mesmo sendo expulso e rejeitado pela humanidade ainda está disposto a protegê-la de tiranos que queiram causar uma guerra e Veltol ainda deseja conquistar o mundo para que os fracos não causem problemas, estabelecendo assim uma tirania verdadeira. Todavia ambos se respeitam!




Um segredo obscuro


O general que humilhou Veltol e quer tomar seu lugar como Maou, se chama Marcus, e usou seu poder para criar uma base de energia para a cidade de uma forma terrível: ele usa imortais como material de combustão, sendo que já usou um dos seguidores de Veltol. Agora que a fornalha enfraquece, ele busca outro imortal para alimentá-la. E ele escolhe o imortal da vez para servir de sacrifício: Machina, a linda subordinada fiel do Lorde Demônio. Ao capturá-la, Marcus (Marco) obriga Veltol a ir ao resgate. Sozinho e sem ter o seu poder completo, o Maou decide apelar para o único guerreiro que ele sabe que poderá ajudar e tem força para isso: Gram! Após outra cena magistral de enredo, onde Maou convence Gram a ajudá-lo, vemos que Gram se alegra por ainda ser útil para a cidade que ele hoje reside. Um verdadeiro herói. E teve uma cena engraçada: Veltol descobre como Gram conseguiu superar suas masmorras no passado e se revolta com o cheat que ele usa. Após uma breve discussão, eles chegam até a masmorra para o resgate.


Após um bom combate ideológico entre Gram e uma serviçal de Marco e do Marco com o Maou, chegamos a um momento incrível: Veltol declara seu amor correspondendo aos sentimentos de sua mais fiel seguidora (Machina). Fazendo assim que esse arco termine de maneira excelente. A série não termina aqui, mas apenas esse arco que analisei.


Conclusão


A animação da série não tem uma direção muito boa e muitas cenas que poderiam ter um impacto ainda maior não tiveram por conta de escolhas do diretor, e talvez do orçamento, da série. Poucos filtros e uso de músicas que não empolgam fazem a série perder um pouco o ritmo. Porém, o que conta aqui é esse genial enredo que mistura excelentes piadas (como a plaquinha de inscritos do Veltol na parede, enquanto ele sofre horrores para enfrentar um jogo tipo Dark Souls), bem como a linda homenagem à jornada do herói, indo além do final feliz, mas mostrando que o personagem ainda acredita e se mantém fiel aos seus valores. Bem como um Lorde Demônio tirânico vivendo sua vida até conseguir o poder de conquistar o mundo novamente. Passando por momentos clássicos do RPG Japonês à estrutura vapor/cyber punk de um futuro corrompido e dark. É uma das séries que mais gostei de assistir nessa temporada, mesmo não tendo os recursos e técnicas usadas por produções com mais dinheiro. Está sendo um prazer incrível ver um antigo Maou ser inserido em uma cultura pós-moderna, mas sem perder suas raízes tirânicas, fazendo isso de forma humorística e bem sacada! É uma série que eu recomendo muito!





Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017, ...

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof...